Estou ciente que os dados fornecidos são exclusivamente para elaboração de proposta de serviços contábeis. Após a finalização, as informações serão mantidas de forma segura em nossa base de dados para fins de histórico de atividades realizadas, atendendo as normas conforme Lei nº. 13.709 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Avalie os pontos fortes e fracos de sua empresa

Avalie os pontos fortes e fracos de sua empresa

“Conhece-te a ti mesmo”.

A famosa frase do filósofo Sócrates, escrita há mais de vinte séculos, continua atual e difícil de ser seguida, até os dias de hoje. É mais fácil identificar os pontos fracos das outras pessoas, e criticá-las, do que conhecer e trabalhar os nossos próprios defeitos. O mesmo acontece com as organizações. Em geral, mantemos o hábito de apontar as falhas das outras empresas, ao invés de aprimorar o conhecimento sobre o próprio negócio.

A evolução e o sucesso nos negócios requerem uma mudança de hábito, principalmente, quando o assunto é estratégia. É preciso transformar esse hábito e focar o ambiente interno da empresa, desenvolvendo um sistema de avaliação das diversas características deste ambiente. A importância da avaliação interna é comparada à de conhecer primeiro o solo para, depois, construir um edifício. Ou seja, para construir boas estratégias de prosperidade da organização é essencial conhecer os pontos fortes e fracos.

A estratégia será desenvolvida sobre os pontos fortes internos - aqueles em que somos melhores em relação aos concorrentes. Quanto aos pontos fracos, eles poderão ser encarados como oportunidades de melhoria para que planos possam ser feitos e, convenientemente, aplicados para transformá-los em pontos fortes, ou mesmo mantê-los sob controle. Após reconhecer a importância das características positivas e negativas da corporação, como pode ser feito este levantamento?

Passo a passo

Um bom início é criar uma lista do maior número possível de pontos a serem avaliados, de preferência subdividindo-os nos processos: comercial (marketing), finanças, produção e qualidade, administração, contabilidade, pessoas (RH), segurança etc. Exemplos de pontos a avaliar na área comercial: cadastro de clientes, atendimento, pós-venda, promoções etc. Na área financeira, por exemplo, são: fluxo de caixa, composição de custos, tomada de crédito, inadimplência, entre outros.

Em seguida, atribui-se uma nota, por exemplo, de 1 a 5 para cada ponto (forte ou fraco) avaliado. O ponto avaliado com nota 5, ou próxima a ela, é considerado ponto forte. Já o de menor nota como "oportunidade de melhoria". Por isso, o bom senso nessa classificação é fundamental. Cuidado com os enganos, atribuindo a maior ou a menor nota para todos os pontos!

A avaliação será mais representativa quando feita por mais de uma das pessoas-chave da organização, estabelecendo um debate para ajuste e consenso das notas. Por esse ou outro método, avaliando os pontos fortes e as oportunidades de melhoria para a SUA empresa, você a estará conhecendo em profundidade e construindo a base para se estabelecer e revisar os planos e estratégias futuras.

Últimas Publicações

  • Automação | Mais agilidade na gestão e no atendimento

    Algumas soluções com baixo investimento e até mesmo gratuitas vão ajudar o empresário da empresa pequena, micro, ou eu empresário a ter fôlego no seu dia a dia para vender seus produtos e serviços. Afinal, para tarefas burocráticas e repetitivas podemos contar com a tecnologia. Segue algumas sugestõe.. (continue lendo)

  • LEADS | Como e Onde você pode conseguir mais Leads

    Conseguir mais leads para o seu departamento comercial envolve uma combinação de estratégias e ferramentas. Aqui estão algumas sugestões sobre como e onde você pode conseguir mais leads:

     

    Marketing de Conteúdo: Crie e promova conteúdo relevante para o seu público-alvo. Isso pode incluir blog.. (continue lendo)

  • LGPD I Desafios adicionais

    Com certeza, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) trouxe desafios adicionais para a aquisição e gestão de leads, uma vez que impõe regras mais rigorosas sobre o tratamento de dados pessoais. Aqui estão algumas considerações importantes para enfrentar esse desafio:  

    Consentimento Transparente: continue lendo)

  • Saúde Mental | Guia Rápido para Superar o Medo Financeiro

    Perder o medo financeiro pode ser um grande desafio para pequenos empreendedores, mas existem algumas etapas que podem ajudar a enfrentar esse obstáculo. Aqui está um guia para ajudar:  

    Educação Financeira: Invista tempo em aprender sobre finanças básicas, como orçamento, fluxo de caixa, demonstrativos fina.. (continue lendo)

  • Obrigações Fiscais – Estado do Rio de Janeiro - Abril/2024

    Esta agenda contém as principais obrigações tributárias do mês de Abril/2024continue lendo)

  • DIRPF 2023 | Extinção ficou para 2025

    A Receita Federal decidiu prorrogar para 2025 o prazo para extinção da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte – Dirf.  A partir do próximo ano.. (continue lendo)

  • Declaração de Imposto sobre a Renda | Você já ouviu falar em malha fina?

    Quando você ouve falar em malha fina, qual a primeira imagem que vem à sua cabeça? Se você for profissional da área tributária, cetamente pensará em super computadores.

    Nessa época da entrega da Declaração de Imposto sobre a Renda ouve-se muito falar em malha fina... (continue lendo)

Últimas Notícias